Uso de inteligência artificial garante melhores resultados em métricas-chave do email marketing

Estudo da Return Path, com The Relevancy Group, explora o impacto da tecnologia de AI na entregabilidade e eficácia

São Paulo, setembro de 2018 – Provedora global de soluções de dados, a Return Path lança seu novo estudo Optimizing Email Deliverability with AI, em parceria com a empresa de pesquisa de mercado e consultoria The Relevancy Group (TRG). Neste material, a TRG e a Return Path exploram diversas questões relacionadas às interseções entre inteligência artificial (Artificial Inteligence – AI) e email marketing, entre as quais: se os profissionais de marketing estão preparados para adotar soluções de entregabilidade baseadas em inteligência artificial; como a AI pode ser utilizada para melhorar a entregabilidade; e quais benefícios os profissionais de marketing podem esperar ao utilizar AI para o e-mail.

O estudo ilustra como soluções de entregabilidade baseadas em AI podem melhorar os resultados dos profissionais de marketing, eliminando tarefas entediantes e repetitivas do dia a dia. A pesquisa destaca o aumento da eficácia dos profissionais que fazem uso de táticas direcionadas por AI, em comparação com aqueles que dependem apenas de recursos humanos.

O CEO da TRG, David Daniel, comenta os resultados da pesquisa. “Em nossa empresa, estamos empolgados com o significativo potencial da AI no ambiente do e-mail, especialmente na capacidade de entregar mais valor às experiências da caixa de entrada. Esta pesquisa mostra que o mercado compartilha do nosso entusiasmo, uma vez que 97% dos entrevistados estão confiantes que a AI pode melhorar a experiência do cliente”, ressalta.

Entre os principais insights do estudo Optimizing Email Deliverability with AI estão:

• Profissionais de email marketing relatam melhor engajamento dos assinantes – As médias das taxas de abertura e de click-through estão em torno de dois pontos acima dos remetentes com AI, em comparação aos que dependem apenas de humanos
  • Soluções de AI podem garantir melhor entregabilidade – Muitos provedores de e-mail utilizam sinais de engajamento como parte de suas decisões de filtro de spam, o que beneficia remetentes com melhor engajamento do assinante. Os resultados da pesquisa mostram que os remetentes com uso de AI possuem uma taxa de entrega um ponto acima do que aqueles remetentes controlados por humanos.
  • Remetentes com AI obtém maior AOV e faturamento do programa de email marketing – Os remetentes que utilizam AI reportaram um Average Order Value (AOV) de US$ 145.08, ante US$ 138.00 de remetentes que não utilizam AI. Aqueles que fizeram o uso de AI também tiveram faturamento mensal do programa de email marketing 41% superior.
  • Profissionais de marketing que utilizam AI estão gerando mais receita por assinante – Em média, usuários de AI obtém seus resultados por meio de mais de 35 milhões de e-mails enviados por mês, comparado a 36 milhões de e-mails enviados daqueles que não utilizam soluções com AI.

“À medida em que o setor de e-mail continua a evoluir, os profissionais de marketing buscam mais do que apenas monitoramento e recomendações de boas práticas. Eles estão exigindo soluções reais e eficazes para os problemas que enfrentam todos os dias”, diz o CEO da Return Path, Matt Blumberg. “Ao longo de duas décadas, a Return Path vem impulsionando a inteligência artificial, machine learning e análises avançadas para criar essas soluções, aproveitando o poder do melhor e mais completo conjunto de dados do setor.”

Transformando dados de e-mail em soluções de e-mail – O lançamento do estudo Optimizing Email Deliverability with AI é mais uma iniciativa da Return Path em prol dos profissionais de marketing, para que eles consigam enfrentar os desafios diários relacionados ao aprimoramento do programa de e-mail e aumento do retorno de investimento por meio do canal. A fonte de dados da Return Path, Intitulada EmailDNA, reúne informações de cerca de 3,5 bilhões de contas de e-mail do mundo, com base no relacionamento da empresa com mais de 80 provedores de e-mail, fornecedores de segurança, desenvolvedores de aplicativos, provedores de serviços de e-mail e empresas de dados. “Acreditamos que, ao combinarmos dados certos com tecnologias e técnicas aquedadas, é possível auxiliar os profissionais de marketing a obter um maior desempenho e maximizar o ROI, elevando seus programas de e-mail a um novo patamar. Durante quase duas décadas a Return Path tem se guiado por esse objetivo, empregando capacidade inigualável em dados, recursos analíticos sofisticados e inovação constante”, explica Blumberg. “Com o poder do EmailDNA, a Return Path está transformando os dados de e-mail em soluções de e-mail.”

Provedora global de soluções de dados, a Return Path analisa a maior quantidade de dados de e-mails do mundo para mostrar aos profissionais de marketing como conectar a marca que eles representam ao público de interesse e fortalecer o engajamento com seus clientes. As soluções da Return Path auxiliam os provedores de e-mail em todo o mundo a oferecer ótimas experiências aos usuários e gerar confiança nos e-mails, garantindo a chegada das mensagens à caixa de entrada dos assinantes, e não ao spam. A Return Path foi fundada em 1999 e atualmente conta com 11 escritórios globais, incluindo a matriz, em Nova York, e a unidade do Brasil, instalada em São Paulo desde 2010. Inscreva-se em nosso Preference Center e fique atualizado sobre as melhores práticas e dicas da Return Path para melhorar o email marketing. Saiba mais sobre a Return Path em www.returnpath.com.br.

Sobre o The Relevancy Group
Mensurando o comportamento do consumidor e do executivo, o The Relevancy Group (TRG) fornece pesquisas de mercado e serviços de consultoria com estratégias para otimizar o retorno dos investimentos em marketing. Além de trabalhar com algumas das principais marcas e fornecedores da economia de marketing digital, a TRG produz anualmente dezenas de pesquisas, relatórios e webinars. Oferece ainda um serviço de assinatura de pesquisa que inclui acesso a relatórios de pesquisa originais. Também publica uma revista digital para profissionais de marketing e feita por profissionais de marketing, The Marketer Quarterly, disposível nas versões impressa, digital e por aplicativo.

Informações para a imprensa:
Fabiana Barros – fabiana.barros@agenciarma.com.br
Leonardo Stavale – leonardo.stavale@agenciarma.com.br