Tendência global: mobile ultrapassa webmail e desktop no acesso aos e-mails

São Paulo, novembro de 2017 – O avanço da tecnologia móvel transformou o mundo de muitas maneiras, incluindo a forma como os usuários interagem com o e-mail. Globalmente, a taxa de abertura de mensagens via dispositivos móveis quase dobrou nos últimos cinco anos, saltando de 29% em 2012 para 55% em 2017. No Brasil, a preferência praticamente se divide entre os acessos via mobile (48%) e webmail (46%). “O estudo evidencia uma tendência que já vinhamos notando: cada vez mais as pessoas estão abrindo mais e-mails em dispositivos móveis. Essa nova realidade exige que as marcas se atentem aos detalhes na construção de campanhas que chamem a atenção dos clientes em ambientes menores, se comparados ao espaço de visualização de um desktop”, explica Rafael Viana, estrategista de e-mail da Return Path.

Preferência dos brasileiros no acesso a e-mails

Dispositivo 2012 2017
Webmail 56% 48%
Mobile 14% 46%
Desktop 30% 7%

Os dados fazem parte do estudo “A experiência com clientes de e-mail” (https://returnpath.com/pt-br/downloads/email-client-experience/), lançado pela Return Path. A pesquisa também mapeia quando as pessoas têm maior probabilidade de abrir e-mails e o período de tempo que normalmente dispensam em cada mensagem, entre outros detalhes da experiência. O tempo de leitura agrega insights sobre a relevância dos conteúdos, e está dividido em 3 categorias: abaixo de 2 segundos considera-se abandono, entre 3 e 7 segundos indica que o assinante leu rapidamente, e pode-se considerar lido quando o tempo é superior a 8 segundos. As análises foram realizadas com base em dados coletados entre os meses de maio de 2016 a abril de 2017, e comparados com estudo similar, divulgado pela empresa em 2012.

Onde as pessoas estão lendo e-mails? (fonte: Return Path)

Métrica Global (2012 – 2017)

Dispositivo % de abertura em 2012 % de abertura em 2017 % de diferença
Mobile 29% 55% + 26%
Webmail 37% 28% – 9%
Desktop 34% 16% – 18%

Métrica por países (2017)*

Países Mobile Webmail Desktop
Grã-Bretanha 76% 14% 9%
Singapura 73% 15% 12%
Estados Unidos 71% 16% 13%
Austrália 71% 13% 16%
Canadá 70% 17% 12%
Espanha 63% 25% 11%
China 61% 16% 23%
França 59% 28% 13%
Itália 57% 28% 15%
Alemanha 57% 22% 21%
Brasil 48% 46% 7%

*Entre as principais conclusões do estudo “A experiência com clientes de e-mail” (https://returnpath.com/pt-br/downloads/email-client-experience/) estão:

Celular dispara na preferência global – Durante o período analisado, 55% dos e-mails foram abertos em dispositivos móveis, contra a taxa de 29% apresentada em 2012. Em contrapartida, a abertura em webmail caiu 26% em cinco anos – de 37% para 28%. O Desktop apresenta o menor nível de preferência: apenas 16% na média global, contra 34% em 2012;
Plataforma iOS continua muito utilizada – A taxa de abertura de e-mail no iPhone e no iPad apresentou leve queda nos últimos cinco anos, mas ainda assim o iOS segue apresentando grande vantagem em relação ao Android, na preferência dos usuários globais. A soma das taxas de IPhone e Ipad resulta em abertura de 79%, contra 20% em Android. Em 2012, apenas 14% dos acessos a e-mails via dispositivos móveis foram no Android, enquanto 85%, no iOS.
O Gmail ultrapassou o Yahoo! na corrida de webmail – Com um salto de 6% em 2012 para 59% em 2017, o Gmail figura hoje como líder no número de aberturas no ambiente de webmail. Na edicão anterior da pesquisa da Return Path, o Yahoo! era o mais utilizado pelos usuários, com 37% da preferência.
Aos finais de semana, o pico de aberturas acontece via celular – Sem surpresas, a maior porcentagem de acessos a e-mails via dispositivos móveis acontece no fim de semana, 60% aos sábados e domingos, contra média entre 51 e 55% de segunda a sexta-feira. Os dados podem ser explicados pelo fato de que durante a semana as pessoas tendem a estar na frente de seus computadores.

“Em apenas cinco anos, vimos mudanças significativas no ambiente de e-mail e não há dúvida de que mais mudanças estão por vir”, disse Cecília Belele, Diretora Regional da Return Path para América Latina. “Os profissionais de marketing precisam entender o estado atual do ecossistema de e-mail e como é provável que ele evolua ainda mais. Saber como, quando e onde seus e-mails estão sendo abertos – e como esses hábitos mudaram ao longo do tempo – pode auxiliar na tomada de decisões estratégicas sobre o planejamento do programa de e-mail das marcas”.

O estudo “A experiência com clientes de e-mail” está disponível para download gratuito no site da Return Path (https://returnpath.com/pt-br/downloads/email-client-experience/). Na página da empresa é possível ainda obter dados atualizados mês a mês dos e-mails abertos.

Metodologia
A Return Path conduziu a pesquisa Email Client Monitor com base na análise de mais de 27 bilhões de e-mails abertos entre maio de 2016 e abril de 2017, usando duas soluções da empresa: Email Client Monitor, de rastreamento; e Geo Email Monitor, de geolocalização. (* Os números em percentual foram arrendondados e em alguns casos não chegam a 100.)