Leitura de e-mails através de dispositivos móveis ultrapassa webmail e desktop, segundo pesquisa da Return Path

São Paulo, 11 dezembro de 2012 – A Return Path, líder global em email intelligence, divulgou sua última pesquisa mobile, onde mostra que mais pessoas estão abrindo seus emails em dispositivos móveis (37%), superando o webmail (30%).  A participação do mobile cresceu 300% desde 2010 e com previsão de continuar “ganhando terreno” ao longo do tempo. Atualmente, quatro entre dez emails são lidos em um dispositivo móvel. No Brasil, o índice de abertura de emails em dispositivos móveis chegou a 14%. O webmail ainda continua tendo a preferência dos brasileiros, liderando com 56%. Desktop aparece em segundo, com 30%.

O uso do email no Mobile é maior entre as indústrias de varejo (40%), produtos de consumo (40%) e imóveis (38%). Além disso, o estudo também afirma que o tipo de informação a ser revisada pode impactar a taxa de abertura em dispositivos móveis. Uma quantidade significativa de emails provenientes de bancos (60%) ainda é lida em desktops, pelo fato do usuário se sentir mais seguro.

“Os dados mostram uma oportunidade clara para os profissionais de marketing que levam em conta os dispositivos e plataformas preferidos pela sua audiência, para melhorar o canal de email. Estas análises proporcionam a inteligência de email que ajuda esses profissionais a decidirem quando e onde os recursos deveriam ser investidos, dentro de uma estratégia de marketing focada em mobile, para maximizar sua receita,” afirma Matt Blumberg, CEO da Return Path. “Profissionais de marketing que se baseiam em taxas de abertura, sem considerar métodos mais sofisticados para avaliar o sucesso da campanha, estão sujeitos a perdas significantes de receita”, completa. Garantir que campanhas de email marketing sejam otimizadas tanto para mobile quanto para desktops se tornou um passo necessário para os profissionais de marketing, já que campanhas de email têm taxas de conversão quase duas vezes maior do que buscas e mais de sete vezes maior do que os esforços em mídias sociais (Monetate, 2012).  Dito isso, o estudo mostra que usuários de email ainda fazem a maior parte de suas compras online através de desktops, provando que a otimização para ambas as plataformas é essencial.

Mundialmente, o relatório também verificou uma variação no uso de email mobile de acordo com a região. Mais americanos abrem e-mails em dispositivos mobile em comparação com europeus e sul-americanos. Na maioria das regiões, o mercado mobile é dominado por Android e iOS.

A Return Path também descobriu dados que sugerem variedades de comportamentos mobile dependendo do sistema operacional do smartphone.

• Mais usuários de Apple estão utilizando seus dispositivos para abrir e ler emails que qualquer outro grupo, com o iPad apresentando maior crescimento em comparação com o iPhone; o lançamento do iPad Mini deve aumentar ainda mais essa cota;
  • O Windows Mobile apresentou um crescimento de 85% em abertura de email desde abril de 2012, mas ainda retém apenas 0,3% do total de emails abertos em smartphones;

Faça o download do infográfico aqui.

Metodologia
A Return Path analisou dados de suas ferramentas de email intelligence para rastrear quais plataformas e quais softwares os assinantes utilizam para abrir seus emails. Para este estudo, foram analisados quase 1,8 bilhão de fontes de dados entre abril e outubro de 2012.

A Return Path é líder mundial em Email Intelligence. Um de seus diferenciais se concentra na análise de informações a respeito de emails, com um volume muito maior do que qualquer outra empresa no mundo. Os dados recolhidos são utilizados para dar força aos produtos da Return Path, garantindo que somente os emails que os destinatários desejam receber cheguem à caixa de entrada.
Através de relações de confiança por todo ecossistema de email, as soluções da empresa maximizam o desempenho e a responsabilidade de cada email, além de proteger os usuários contra spams e outros abusos. Como consequência, ela ajuda a construir melhores relacionamentos com seus clientes e a aumentar seu ROI e, ao mesmo tempo, dar suporte aos ISPs e outros provedores de serviços de email para aumentar o desempenho das redes e incrementar a retenção de clientes.

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
FIRSTCOM COMUNICAÇÃO (www.firstcom.com.br)