E-mail Marketing: Estudo da Return Path aponta tendências da ferramenta

São Paulo, novembro de 2016 – Após 45 anos, o e-mail continua sendo o “carro-chefe” do conjunto de ferramentas do marketing digital, oferecendo o maior ROI entre os canais disponíveis. A execução de uma campanha de sucesso depende de análise minuciosa dos dados para tomar as melhores decisões.

“Quando comparado a outros canais, o e-mail é o preferido dos consumidores para interação com as marcas. Dessa forma, sai na frente o profissional de marketing antenado a essa preferência e disposto a aproveitar todo o potencial da ferramenta, com atenção especial a necessidades de ajustes contínuos das estratégias”, explica Cecilia Belele, Diretora Regional para América Latina da Return Path.

Para orientar os profissionais da área nas tomadas de decisões, a Return Path, em parceria com a Ascend2, lançou o estudo “Estratégias de Campanhas de E-mail Marketing: otimização de performance para Marketing B2C”, que apresenta os desafios e as melhores e mais eficazes táticas no uso do canal. A pesquisa foi realizada neste mês, com base na percepção de 104 influenciadores de marketing dos Estados Unidos, entre os quais proprietários de empresas, CXO, vice-presidentes, diretores e gerentes.

A seguir estão os principais destaques do estudo “Estratégias de Campanhas de E-mail Marketing”, produzido pela Return Path em parceria com a Ascend2:

• 52% dos entrevistados acreditam que melhorar a personalização do e-mail é o objetivo mais importante – Os consumidores de hoje esperam uma experiência de e-mail altamente adaptada às suas preferências pessoais. Essa é uma das explicações para que mais da metade dos profissionais entrevistados ​​classifiquem a personalização como seu objetivo estratégico mais importante. Melhorar a retenção de clientes e aumentar o engajamento dessas pessoas também são objetivos altamente valorizados (47% e 44%, respectivamente).

Quais são os objetivos mais importantes das estratégias de e-mail marketing?

• 46% dos entrevistados revelam que a qualidade dos dados dos assinantes é o maior desafio para o sucesso – Lista de assinantes de alta qualidade é aquela que contém apenas destinatários que tenham demonstrado interesse em receber mensagens de determinada marca, além de reunir também dados comportamentais e de preferências desses usuários. Ter essas informações em mãos nao é tarefa fácil, mas é fundamental para o sucesso de uma campanha.

Quais são as principais barreiras para o sucesso do email marketing?

• 48% dos entrevistados apontam que mensagem individualizada é a forma mais eficaz de personalização, mas também a mais difícil de executar – Há muitas maneiras de personalizar um programa de e-mail e a ação tem apresentado muito valor no processo de engajar e reter clientes.

Análise comparativa – tática mais difícil de executar x mais eficaz

• 47% dos profissionais de Marketing dizem combinar recursos terceirizados e internos – Essa tendência se explica pelo aumento da concorrência pela atenção dos clientes na caixa de entrada, o que tem elevado significativamente a sofisticação das campanhas de e-mail.

“Uma estratégia interessante para garantir os melhores resultados diante da concorrência é unir recursos internos, por meio de profissionais que tenham ampla visão do negócios, a recursos externos, com o apoio de empresas que acompanham a evolução e tendências do canal e sejam especializadas na coleta e análise de dados”, diz Cecilia.

Quais são os recursos mais utilizados para colocar em prática as táticas do e-mail marketing?

O estudo “Estratégia de Campanhas de E-mail Marketing”, está disponível (em inglês) para download gratuito no site da Return Path

Provedora global de soluções de dados, a Return Path analisa a maior quantidade de dados de e-mails do mundo para mostrar aos profissionais de marketing como conectar a marca que eles representam ao público de interesse e fortalecer o engajamento com seus consumidores e clientes, além de proteger suas marcas contra fraudes. As soluções da Return Path auxiliam os provedores a construir a confiança no e-mail, garantindo a chegada das mensagens à caixa de entrada dos assinantes e bloqueando spam, e-mails abusivos e fraudulentos. Os consumidores, por sua vez, usam a tecnologia da Return Path para gerenciar suas caixas de entrada, utilizando o e-mail de uma forma mais eficiente. Saiba mais sobre a Return Path em br.returnpath.com

Informações para a imprensa:
Perspectiva Comunicação
Fabiana Oliveira – fabiana.oliveira@perspectivabrasil.com.br
Leonardo Stavale – leonardo.stavale@perspectivabrasil.com.br
11 3706-3333 ramal 2234
Twitter: @perspectivapr
Diretora de Atendimento:
Luciana Vidigal – luciana.vidigal@perspectivabrasil.com.