Dmarc bloqueia milhões de mensagens com potencial de fraude em 60% das caixas de e-mail do nundo, revela pesquisa da Return Path

São Paulo, 28 de fevereiro de 2013 – O mercado digital vem crescendo exponencialmente, nos últimos cinco anos. Com ele, também crescem os desafios, sobretudo na segurança, o que abre espaço para que empresas cresçam neste mercado. Diante deste cenário, a Return Path (http://br.returnpath.com), líder mundial em email intelligence, em parceria com a DMARC.org, divulgou dados do primeiro ano de atuação da DMARC, que está oferecendo ao mercado um novo nível de controle no bloqueio de mensagens fraudulentas da maioria das caixas de email do mundo.

Atualmente, a organização está instalada em provedores de email que representam 60% de todo o volume de emails e tem sido adotada por dez dos maiores domínios de remetentes. Como consequência desse alcance de mercado, mais de 325 milhões de mensagens de consumidores foram bloqueadas de novembro a dezembro de 2012, de acordo com dados da Return Path e outros membros da DMARC.

O DMARC, que significa, em inglês, Domain-based Message Authentication, Reporting & Conformance, foi lançado no ano passado por um consórcio dos maiores provedores de email e remetentes globais, incluindo Google, Microsoft, Yahoo!, Facebook e PayPal. A organização utiliza protocolos de autenticação existentes – SPF (Sender Policy Framework) e DKIM (DomainKeys Identified Mail) – para permitir que marcas publiquem suas políticas de rejeição de mensagem, que não foram devidamente autenticadas.

Além disso, o DMARC adiciona ainda mais valor à marca, ao permitir que provedores de email enviem relatórios às companhias para informá-las quando seus domínios não foram devidamente autenticados. Isso ajuda as empresas a rapidamente detectar ataques de phishing e manter o sistema funcionando corretamente.

DocuSign utiliza o DMARC para combater fraudes
A DocuSign, padrão global para eSignature (Assinaturas eletrônicas), construiu uma rede de confiança com mais de 27 milhões de usuários em 188 países que utilizam a plataforma de gerenciamento transações eSignature para finalizar negócios de maneira mais rápida. A empresa ajuda pessoas e negócios de todos os tamanhos e indústrias a acelerar transações para aumentar a velocidade para alcançar resultados, reduzir custos e agradar consumidores.

Com o sistema de segurança mais robusto da indústria, a DocuSign está para o uso de ferramentas inovadoras assim como o padrão DMARC para a proteção de marcas e sua rede global de usuários. Referência no uso de SPF para autenticação, a DocuSign utiliza o DMARC para monitorar mensagens oriundas de seus domínios de envio. Quando emails fraudulentos recentemente começaram a aparecer via DMARC, a empresa rapidamente percebeu que sua marca e seus usuários poderiam ser alvos de ataques de phishing, imediatamente tomou medidas para evitar este tipo de abuso. A DocuSign publicou, então, uma versão atualizada da política DMARC que direcionou provedores de email participantes a colocar em quarentena todas as mensagens que falharam em autenticação. Assim, impediu que mensagens suspeitas chegassem à caixa de entrada.

“A DocuSign oferece a plataforma de eSignature mais confiável da indústria,” diz Joan Ross, CSO da DocuSign. “O DMARC permite rapidamente identificar quaisquer ataques contra nossa marca e proteger nossa rede global de usuários para que continuem contando com a DocuSign para finalizar seus negócios com maior rapidez e segurança”.

Além da empresa de eSignature, muitas companhias estão aderindo a essa nova ferramenta como forma de combater ataques de malware, que estão em ascensão e mirando empresas de alto padrão com marcar confiáveis. Utilizando o padrão DMARC, essas empresas provedoras de email bloqueiam diretamente ou colocam em quarentena mensagens não autenticadas atribuídas a seus domínios. Isso pode prevenir o recebimento de mensagens enganosas de phishing, que falsamente parecem ser de remetentes conhecidos. Para mais informações sobre como aumentar a proteção de seus dados e informações, clique aqui.

Soluções da Return Path auxiliam usuário na integração com DMARC
O conjunto de soluções anti-phishing da Return Path inclui ferramentas que ajudam remetentes a implementar o padrão DMARC e proteger suas marcas de ataques. Em outro exemplo recente, a Publishers Clearing House (PCH) pôde utilizar a solução Domain Secure da Return Path para bloquear cerca de 350.000 mensagens de serviços e infraestrutura falsários, que não faziam parte da PCH. O bloqueio dessas mensagens nas caixas de entrada protegeu centenas de clientes de mensagens nocivas – algo impossível antes do DMARC.

“Na condição de defensores da autenticação de email e membros co-fundadores da DMARC.org, somos encorajados por exemplos como esse”, diz George Bilbrey, presidente da Return Path. “Quanto mais os remetentes reconhecem a eficácia do DMARC em sua batalha contra fraude, maior será a confiança de clientes no canal de email. As maiores marcas já estão mostrando o caminho – seu sucesso deve inspirar outros remetentes em todo o mundo a dar esses simples passos para tornar todo o ecossistema de emails mais seguro” finaliza ele.

Referências

A Return Path é líder mundial em Email Intelligence. Um de seus diferenciais se concentra na análise de informações a respeito de emails, com um volume muito maior do que qualquer outra empresa no mundo. Os dados recolhidos são utilizados para dar força aos produtos da Return Path, garantindo que somente os emails que os destinatários desejam receber cheguem à caixa de entrada.
Através de relações de confiança por todo ecossistema de email, as soluções da empresa maximizam o desempenho e a responsabilidade de cada email, além de proteger os usuários contra spams e outros abusos. Como consequência, ela ajuda a construir melhores relacionamentos com seus clientes e a aumentar seu ROI e, ao mesmo tempo, dar suporte aos ISPs e outros provedores de serviços de email para aumentar o desempenho das redes e incrementar a retenção de clientes.

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
FIRSTCOM COMUNICAÇÃO (www.firstcom.com.br)