Consumidor “Multi Tela” exige atenção nas campanhas de e-mail marketing

São Paulo, janeiro de 2015 – A variação dos dispositivos de acesso à Internet proporciona ao consumidor autonomia para adquirir produtos e serviços de qualquer lugar e a qualquer momento. Esse cenário contribui para o aumento do número de consumidores “multi tela”, aqueles que fragmentam o processo de compra durante o dia, entre diferentes dispositivos. “Entender profundamente o perfil dos clientes, em busca de uma campanha cada vez mais eficiente, é o grande desafio do profissional de email marketing”, ressalta Louis Bucciarelli, Diretor Regional da Return Path para a América Latina.

No Brasil, por exemplo, segundo estudos da Return Path, o maior número de acessos a emails se dá por meio do webmail, de acordo com 49% dos entrevistados, enquanto 33% consultam mensagens por dispositivos móveis e 19% visualizam-nas por desktop. Já em países como Austrália, Canadá, Estados Unidos, França e Reino Unido, os dispositivos móveis, para uso de email, já são a preferência.

PR1

Dessa forma, a Return Path apresenta cinco pontos de atenção aos profissionais de email marketing que buscam um melhor desempenho nas campanhas:

1. Muitos e-mails ainda são abertos em webmails e desktops – esse cenário indica a necessidade das marcas continuarem criando campanhas para diferentes plataformas (celulares, desktops e tablets);
2. Dificilmente os internautas aderem às campanhas de marketing quando estão navegando em casa por meio do celular – dispositivos móveis, porém, não significam compra imediata e este dado desafia os profissionais de marketing a refinarem a forma de abordagem em suas campanhas para resultados mais imediatos. Cada vez mais o uso de dispositivos móveis não significa que o consumidor está “em deslocamento” e sim “fora do ambiente de trabalho”, desafiando os profissionais de marketing a desenvolver ações atrativas para despertar o interesse do cliente, quando ele está em casa.
3. Não há evidências de declínio no uso do Ipad – o iPad continua sendo uma poderosa experiência de email marketing, representando mais de 20% das taxas de abertura de e-mails;
4. A preferência pelas plataformas varia em todo o mundo – é importante ficar atento às diferentes culturas, inclusive quando o assunto é conexão. Dados da pesquisa da Return Path apontam que o Brasil é o segundo país onde existe o maior acesso de Android, de acordo com 28% dos entrevistados. O País aparece atrás da Alemanha, com preferência de 31% pelo dispositivo. “Nossa percepção é de que esse cenário deve-se, em partes, à grande variedade de dispositivos Android oferecidos, além de preços mais elevados dos dispositivos Apple, em comparação a outros países”, explica Louis Bucciarelli, Diretor Regional da Return Path para a América Latina.
5. Conheça sua audiência – é fundamental que as marcas entendam as preferências de seu público e a dinâmica de seu comportamento, porque as pessoas tendem a mudar de atitude de acordo com a abordagem. O estudo da Return Path aponta ainda, por exemplo, que 59% das mensagens de varejistas de vestuário foram visualizadas em celulares, enquanto a maior taxa de abertura de mensagens para o comércio de mídia e entretenimento está nos desktops (64%).

PR2

O estudo completo está disponível no site da Return Path, por meio do link: http://br.returnpath.com/blog-press/dispositivos-moveis-5-tendencias-para-analisar/

A Return Path é líder mundial em Email Intelligence. Um de seus diferenciais se concentra na análise de informações a respeito de emails, com um volume muito maior do que qualquer outra empresa no mundo. Os dados recolhidos são utilizados para dar força aos produtos da Return Path, garantindo que somente os emails que os destinatários desejam receber cheguem à caixa de entrada. Através de relações de confiança por todo ecossistema de email, as soluções da empresa maximizam o desempenho e a responsabilidade de cada email, além de proteger os usuários contra spams e outros abusos. Como consequência, ela ajuda a construir melhores relacionamentos com seus clientes e a aumentar seu ROI e, ao mesmo tempo, dar suporte aos ISPs e outros provedores de serviços de email para aumentar o desempenho das redes e incrementar a retenção de clientes.

Informações para a imprensa:
Perspectiva Comunicação
Leonardo Stavale – leonardo.stavale@perspectivabrasil.com.br