Com programa de Consultoria Platinum da Return Path, Saveme atinge nível de excelência em sua taxa de entrega de e-mails

São Paulo, 18 de fevereiro de 2013 – A Return Path (http://br.returnpath.com), empresa líder global em Email Intelligence, conseguiu com seu programa de consultoria Platinum, em pouco mais de seis meses, alcançar o nível de excelência em entrega de emails do SaveMe (www.saveme.com.br), agregador de sites de oportunidades líder no Brasil e na América Latina, que iniciou o aperfeiçoamento de seu programa de emails.

O aumento de 100% na entregabilidade impulsionou as taxas de clique, abertura e receita. Com as melhorias, a taxa de abertura chega hoje a 50%. Para Guilherme Wroclawski, CEO do SaveMe, esse aumento significativo mostra o sucesso da parceria. “Trabalhando a quatro mãos com a Return Path, nossa equipe implementou uma série de ações visando a melhoria de qualidade do nosso envio de email. Para o mercado em que atuamos, o email é uma ferramenta fundamental para alcançar os consumidores. Com um programa eficiente e de qualidade, a possibilidade de nossos usuários acessarem as ofertas é maior e, consequentemente, aumentamos a nossa conversão”, finaliza.

Entre os principais provedores de email, o resultado obtido pelo SaveMe é ainda melhor. A taxa de entrega de emails nas caixas de entrada do Gmail, Windows Live Hotmail e Yahoo! obteve aumentos de até 5 vezes, em Setembro. Já o Lixo Eletrônico caiu para apenas 5%.

Processo durou cerca de seis meses
Por ter uma presença exclusivamente no ambiente online, o SaveMe utiliza o email de forma constante para seus negócios. Mas para transformar o email numa ferramenta eficiente, era necessário vencer um grande desafio: chegar à caixa de entrada dos seus clientes. Além disso, o SaveMe também tinha o desafio de aumentar a base de inscritos de seu programa de email de forma organizada e eficiente, manter o engajamento do cliente, o reforço da marca e o aumento da capacidade de se comunicar, tudo isso aliado a uma presença constante na Caixa de Entrada.

“Nós enxergamos a necessidade de compreender e alinhar nossas campanhas com os padrões de mercado e com as melhores práticas, recomendadas por todos os ISPs. Além disso, procurávamos uma forma de engajar mais nossos usuários, aumentando a entregabilidade, taxa de abertura, conversão, entre outros índices”, explica Guilherme.

Para alcançar os objetivos traçados, o SaveMe contou com a consultoria Platinum da Return Path, para alinhar-se aos padrões de melhores práticas mundiais, aumentar sua reputação, diminuir o número de reclamações e de usuários desconhecidos, além de identificar e corrigir outros fatores que comprometiam a entregabilidade. “A Return Path disponibilizou uma equipe dedicada ao SaveMe, além de um conjunto de serviços especializados e uma sofisticada plataforma de gerenciamento para prover inteligência à estratégia de email. Todo o processo de consultoria contou com feedbacks diários/semanais, bem como reuniões de estratégia, para orientar a empresa, a fim de colocá-la dentro dos padrões, tendências e protocolos do mercado”, explica Louis Bucciarelli, country manager da Return Path no Brasil.
O primeiro passo foi de inserir o SaveMe em todos os feedback loops e whitelists disponíveis publicamente para uma análise inicial mais detalhada sobre suas campanhas. Além disso, a Return Path trabalhou em conjunto a All In Mail, empresa especializada no envio e gerenciamento de campanhas de email marketing, que ofereceu todo o suporte e inteligência operacional para que as orientações da Return Path fossem implementadas com sucesso,  assegurando que a infraestrutura de envio e os IPs estivessem configurados e autenticados.

A partir dessas medidas, a Return Path avaliou o desempenho das campanhas baseando-se numa série de métricas de reputação, entrega e engajamento, e fez recomendações a curto prazo, trabalhando em paralelo com a melhoria de processos do agregador de ofertas e definindo estratégias para melhorar o engajamento do assinante, visando gerar um aumento significativo nas taxas de abertura e de cliques em todas as campanhas de email.
De acordo com Victor Popper, CEO da All In Mail, a parceria com a Return Path permite que os clientes em comum às duas empresas adquiram conhecimento técnico e estratégico para superar os desafios da entrega. “Trabalhamos em conjunto com o objetivo de transmitir aos remetentes de email marketing a noção de que seguir as Boas Práticas beneficia todo o ecossistema, incluindo o destinatário final”.
Todo o processo foi realizado em seis meses, onde já se pôde verificar um aumento de 20% na taxa de entrega na caixa de entrada.

Próximo passo será a higiene da base de usuários
Após a finalização do processo de certificação, o SaveMe decidiu aumentar ainda mais a eficiência de suas campanhas de email. Desta vez, a empresa aderiu aos serviços de List Quality Report Card, oferecidos pelo time de Consultoria da Return Path, que ajuda na limpeza de base de usuários.
“Ficamos tão otimistas com os resultados, que decidimos continuar com o aperfeiçoamento de nossas campanhas. Sabemos que uma higiene da base é importante para manter nossas taxas, portanto vamos continuar trabalhando para continuar no topo”, finaliza Guilherme.

Veja o caso completo aqui

Sobre o SaveMe
O SaveMe (www.saveme.com.br): Foi o primeiro portal agregador de sites de compras coletivas do país. Idealizado por Guilherme Wroclawski e Heitor Chaves, o portal está presente no Brasil, Argentina, Chile, México, Colômbia, Peru, Venezuela e África do Sul. Reúne 500 sites de compras coletivas e 30 clubes de compras, somando mais de 5 mil ofertas diárias. A cada mês, o SaveMe recebe 60 milhões de pageviews.

A Return Path faz o email funcionar melhor ao classificar e certificar remetentes de email do mundo todo. A empresa ajuda remetentes, editores e outros enviadores de grandes volumes de email a ampliar suas taxas de resposta ao oferecer a solução de entrega. Auxilia também fornecedores e administradores de email a bloquear emails indesejados e maliciosos ao fornecer rankings de reputação de IP e outras ferramentas.
Em resumo, essas ferramentas e serviços melhoram a experiência do usuário de email ao protegê-los de spam, phishing e outros abusos. Return Path oferece acesso gratuito ao Sender Score, o indicador de reputação de email compilado através de uma rede de dados colaborativa de provedores e outros remetentes de email, no seu portal de reputação: www.senderscore.org. Informações sobre a Return Path estão disponíveis em br.returnpath.com

Sobre a All In
Especializada em performance de e-mail marketing, a All In, detentora da plataforma All In Mail, possui amplo conhecimento em web, tecnologia e comunicação digital. Com seis anos de atuação no mercado, sua ferramenta de disparo, chega a enviar cerca de seis bilhões de e-mails por mês. A carteira de clientes da All In é composta por cerca de 250 grandes empresas como Ponto Frio, Casas Bahia, Extra, Ricardo Eletro, Sacks Perfumaria, Giuliana Flores, Fnac, Centauro, Marisa, Glamour, Cobasi, Grupo Buscapé, e-bit, clickon, LG, Tecnisa, Gafisa, Skol, Unimed, Hopi Hari, UNICEF e outros.

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA – Return Path
FIRSTCOM COMUNICAÇÃO (www.firstcom.com.br)