Campanhas de fim de ano: pesquisa oferece dados e orientações para o planejamento de ações de e-mail marketing no último trimestre

Estudo da Return Path analisa resultados de ações de 2017 e aponta insights para o período em que o volume de mensagens cresce

São Paulo agosto de 2018 – O e-mail segue como um canal importante para os profissionais de marketing. Além de apresentar um excelente ROI, a ferramenta ainda possibilita customizar o conteúdo de acordo com as preferências do cliente e acessar o assinante independentemente de sua localização geográfica. Isso é especialmente verdadeiro no quatro trimestre do ano, durante o período de festas, quando as campanhas por e-mail geralmente têm o objetivo de impulsionar o comportamento de compra – e a falta de conexão com os assinantes pode ter um impacto negativo significativo no resultado dos negócios.

Para auxiliar os profissionais de marketing no planejamento de suas campanhas de final de ano, a Return Path, provedora global de soluções de dados, lançou o guia Have Yourself a Merry Email Christmas. O estudo faz uma análise sobre o desempenho dos e-mails enviados durante quarto trimestre de 2017 e apresenta insights valiosos para o planejamento de 2018, como:

• No quarto trimestre o volume de e-mails cresce significativamente – Como esperado, o volume de envio de e-mails durante o quarto trimestre de 2017 foi significativamente maior do que a média do ano. Nos Estados Unidos, o primeiro grande volume de envio aconteceu no Dia de Ação de Graças, com volume 78% acima da média. O pico, porém, aconteceu em 29 de novembro, com índice de 122% acima da média de 2017.
  • Sobe a taxa de colocação na caixa de entrada – Surpreendentemente, os profissionais de marketing tiveram sucesso no acesso à caixa de entrada dos clientes durante as festas de final de ano, em 2017. No período, a taxa oscilou entre 90,4% e 92,2%, contra a média de 86,5% do restante do ano.
  • Aumento do volume de e-mails elevou a taxa das reclamações de spam – Conforme o previsto, o aumento no volume de e-mail no quarto trimestre foi acompanhado pela elevação de reclamações de spam. O pico aconteceu em dezembro, com taxa de 0,9, contra a média de 0,17% registrada nos outros trimestres.
  • Destaque para organizações sem fins lucrativos – Enquanto a Black Friday e a Cyber Monday apresentam desafios para os varejistas, organizações sem fins lucrativos dos Estados Unidos comemoraram pela generosidade das pessoas durante a Giving Tuesday (Dia global de doações – É a terça-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos, e dá início à temporada de caridade). Em 2017, os profissionais de marketing dessas organizações registraram taxa de colocação na caixa de entrada de 80%, contra 76% da média.

O guia Have Yourself a Merry Email Christmas foi elaborado com base em dados globais do consumidor do Return Path Data Cloud, coletados entre os dias 1º de outubro e 31 de dezembro de 2017. O estudo completo está disponível para download gratuito (conteúdo em inglês).

Provedora global de soluções de dados, a Return Path analisa a maior quantidade de dados de e-mails do mundo para mostrar aos profissionais de marketing como conectar a marca que eles representam ao público de interesse e fortalecer o engajamento com seus consumidores e clientes, além de proteger suas marcas contra fraudes. As soluções da Return Path auxiliam os provedores a construir a confiança no e-mail, garantindo a chegada das mensagens à caixa de entrada dos assinantes e bloqueando spam, e-mails abusivos e fraudulentos. Os consumidores, por sua vez, usam a tecnologia da Return Path para gerenciar suas caixas de entrada, utilizando o e-mail de uma forma mais eficiente. Saiba mais sobre a Return Path em returnpath.com.br

Informações para a imprensa:
Fabiana Barros – fabiana.barros@agenciarma.com.br
Leonardo Stavale – leonardo.stavale@agenciarma.com.br