Beleza Na Web alcança índice de entregabilidade de e-mails 95% e aumenta em 66% sua taxa de conversão com apoio da Consultoria Platinum Return Path

São Paulo, 14 de janeiro de 2013 – O portal Beleza na Web (www.belezanaweb.com.br), especializado em produtos de beleza femininos acaba de receber a certificação da Return Path (br.returnpath.com) e, com isso, alcançou surpreendentes 95% em seu índice de entregabilidade de emails. Além disso, sua taxa de conversão subiu em 66% e sua receita cresceu 64%.

“90% de nossa base de clientes é composta por mulheres, e enxergamos no email uma oportunidade de permanecer em contato com essas clientes, oferecendo-lhes não somente produtos para cabelo, perfumes, produtos para as unhas e tratamentos para a pele, mas também dicas e sugestões sobre as últimas tendências do mercado da beleza”, afirma Alexandre Serodio, presidente da Beleza na Web.
Iniciado em Maio, o trabalho de consultoria tinha como maior desafio melhorar a entregabilidade de emails:
“Produzimos conteúdo de excelente qualidade, mas devido à baixa entregabilidade, muito desse conteúdo acabava não impactando nossas clientes. Nossa base de email tem uma alta concentração de usuários de Hotmail, o que era uma dificuldade adicional, dadas as elevadas exigências desse ISP”, explica Serodio.

Com uma equipe dedicada a empresa, a Return Path fazia acompanhamento semanal, que incluía reuniões e suporte em tempo real. Já nos primeiros quatro meses, a empresa já sentiu melhora em suas campanhas de email marketing. A taxa de abertura mudou de 4,5% para 10%, somente utilizando a cartilha de boas práticas, sugerida pela Return Path. Com a certificação, esse índice subiu para 13,5%, mesmo aumentando fortemente a frequência de emails.

Em paralelo à contratação da Return Path, a Beleza na Web escolheu a All In Mail como seu novo ESP. “A consultoria da Return Path foi fundamental para que o processo de warm-up de IPs no novo ESP ocorresse de maneira tranquila, sem surpresas. Depois disso, realizamos a resolução de problemas de infraestrutura como SPF e DNS e melhorias no processo de limpeza de base, com a ajuda da All In Mail”, diz Alexandre Serodio, presidente do Beleza na Web.

Após a integração da All In Mail, a Beleza na Web também implementou diversas melhorias em seus processos, recomendadas pela equipe Return Path, como adaptações nos pontos de coleta de endereços, na política de privacidade e a segmentação da base por atividade de compra e engajamento.

“Hoje, o email marketing é a nossa segunda fonte de receita no faturamento mensal, sendo nosso canal de maior ROI Sem a certificação e o apoio da Return Path, além do trabalho com a All In Mail, não conseguiríamos ter chegado tão rapidamente ao estágio em que estamos hoje para poder pensar nesses próximos passos com tranquilidade”, completa Alexandre.

A All In conta com a parceria da Return Path para agregar conhecimento a seus clientes e este trabalho alinhado resulta na obtenção de um número cada vez maior de remetentes/clientes certificados no Brasil. “Estamos estreitando a parceria com a Return Path e investindo em nosso departamento de entregabilidade para que nossos clientes em comum vençam seus desafios, este case do Beleza na Web demonstra que ao investir em Boas Práticas de e-mail  marketing, as empresas alcançam expressivas melhoras em seus resultados gerais”, declara Victor Popper, CEO da All In.

“Existe muito a ser feito, especialmente quanto à adoção de boas práticas e estratégias de segmentação mais sofisticadas. A partir desta etapa, podemos pensar em elevar o email a um próximo nível para estreitar ainda mais a relação com nossos clientes, ao usar os “triggered emails” para personalizar o atendimento (emails de carrinho abandonado, estímulo a avaliações de produtos), além de integrar a comunicação por email com outros canais – como as redes sociais”, afirma Serodio.

Para Louis Bucciarelli, country manager da Return Path no Brasil, o objetivo da consultoria é mostrar que é possível a melhoria dos resultados, simplesmente seguindo algumas regras básicas. “Atualmente, o Brasil ainda tem muito a evoluir para transformar o email numa ferramenta de alto desempenho e que pode trazer grande retorno, além de fortalecer o relacionamento com clientes. Entretanto, temos visto que as empresas estão engajadas e motivadas a mudar esse cenário, como o caso da Beleza na Web. Nossa equipe continuará trabalhando forte, junto aos nossos clientes, para que resultados expressivos como esse continuem acontecendo” finaliza.

Para acessar o estudo de caso completo, clique aqui

Sobre a Beleza na Web
A Beleza na Web é uma loja online de beleza onde você pode comprar com segurança uma ampla seleção de produtos vendidos exclusivamente em Salões de Beleza e Cabeleireiros. Com o objetivo de satisfazer as aspirações, necessidades e concretizar o desejo de beleza de suas clientes, a BelezanaWeb conta com produtos de altíssima qualidade, indicados apenas por profissionais da indústria de beleza. Hoje, a empresa oferece a seus clientes mais de 9.000 produtos diferentes, tendo sido eleita em 2012 a melhor loja online do Brasil na categoria Beleza pelo Ebit. A Beleza na Web é líder absoluta do mercado brasileiro no e-commerce de produtos para Cabelos e vem tendo forte crescimento nas categorias de Perfumes, Unhas e Cuidados para Pele.

A Return Path é líder mundial em Email Intelligence. Um de seus diferenciais se concentra na análise de informações a respeito de emails, com um volume muito maior do que qualquer outra empresa no mundo. Os dados recolhidos são utilizados para dar força aos produtos da Return Path, garantindo que somente os emails que os destinatários desejam receber cheguem à caixa de entrada.
Através de relações de confiança por todo ecossistema de email, as soluções da empresa maximizam o desempenho e a responsabilidade de cada email, além de proteger os usuários contra spams e outros abusos. Como consequência, ela ajuda a construir melhores relacionamentos com seus clientes e a aumentar seu ROI e, ao mesmo tempo, dar suporte aos ISPs e outros provedores de serviços de email para aumentar o desempenho das redes e incrementar a retenção de clientes.

Sobre a All In
Especializada em performance de e-mail marketing, a All In, detentora da plataforma All In Mail, possui amplo conhecimento em web, tecnologia e comunicação digital. Com seis anos de atuação no mercado, sua ferramenta de disparo, chega a enviar cerca de seis bilhões de e-mails por mês. A carteira de clientes da All In é composta por cerca de 250 grandes empresas como Ponto Frio, Casas Bahia, Extra, Ricardo Eletro, Sacks Perfumaria, Giuliana Flores, Fnac, Centauro, Marisa, Glamour, Cobasi, Grupo Buscapé, e-bit, clickon, LG, Tecnisa, Gafisa, Skol, Unimed, Hopi Hari, UNICEF e outros.

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA – Return Path
FIRSTCOM COMUNICAÇÃO (www.firstcom.com.br)